Iniciativas de modernização do Porto do Itaqui, no estado do Maranhão, vão propiciar o aumento das trocas comerciais via porto com os países árabes. Estão sendo feitos investimentos na área de fertilizantes, de contêineres refrigerados e há estrutura pronta para a exportação de gado vivo. A Emap é responsável por administrar o Porto do Itaqui.
Lago descreve o porto como imbatível na competitividade para o comércio com a África em função da localização combinada com possibilidades de mercado, fornecimento e estrutura. O Porto do Itaqui está ampliando seu terminal de fertilizantes, produto que o Brasil importa de países árabes, e vai expandir a possibilidade de receber contêineres refrigerados, o que permite a exportação via porto de carnes, produto do qual o Brasil é um dos mais importantes fornecedores aos países árabes.
A capacidade do Porto do Itaqui de receber fertilizantes é de 2 milhões de toneladas, o que vai passar a 3,5 milhões de toneladas com a ampliação. A localização torna o porto competitivo para abastecer com fertilizantes lavouras de estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Lago acredita que o fertilizante que chega via porto é competitivo no atendimento do Norte de Goiás para cima. Com investimentos sendo feitos em ferrovias na região, a partir do ano que vem o fertilizante também terá a possibilidade de ser transportado via trem até a as regiões produtoras de grãos, o que vai facilitar ainda mais o escoamento. Até essa realidade chegar, o que deve ocorrer em julho do próximo ano, porém, o fertilizante pode ser transportado via rodovias, como atualmente.