mobile

Artigos

INFORMATIVO DUNEX - EMPRESÁRIOS QUEREM LIBERAÇÃO DO CÂMBIO PARA AJUDAR A INDÚSTRIA


As considerações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, minimizando o papel do câmbio na competitividade da indústria também soaram como desafinadas aos ouvidos dos representantes do setor. Na sexta-feira, 30 de janeiro, enquanto falava a uma plateia de cerca de 500 investidores e clientes do Grupo Bradesco, o ministro disse que a indústria não deve ficar esperando "mágicas e auxílios" do governo na área do câmbio. Disse que o câmbio é uma variável de difícil controle e que não há no governo intenção de usar o câmbio para ajudar a indústria. Para o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, diferentemente do que disse Levy na palestra do Bradesco, o câmbio não é uma variável totalmente flutuante no Brasil. Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o empresário Humberto Barbato afirmou que, pelo menos no seu setor, não se espera nenhuma mágica do governo. Ele avalia que boa parte do problema da competitividade da indústria é câmbio e outra parte é a burocracia, a questão regulatória "infernal". As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo.




Fonte: O Estado de S.Paulo