mobile

Quando contratar um despachante aduaneiro?

O despachante aduaneiro pode e deve ser sempre o parceiro de todo importador e de todo exportador, pois é o profissional que possui plenos conhecimentos de todos os trâmites do Comércio Exterior.

Seu trabalho não se limita nem inicia quando a carga ou a mercadoria chegam em solo brasileiro visando o desembaraço. Sua atividade inicia-se quando se cliente resolve importar ou exportar e, uma vez tomada essa decisão, o empresário, de imediato, pode contar com o despachante aduaneiro para ajudá-lo na formação do preço e do custo da operação, a melhor logística de se alcançar, para seu cliente, tanto a diminuição de custos quando o aumento da lucratividade.

Sempre que uma empresa ou uma pessoa física resolver importar ou exportar é recomendável ter ao seu lado um despachante aduaneiro, que certamente oferecerá o tratamento adequado às cargas de qualquer natureza ou país de origem, disponibilizando sempre segurança, garantia, apoio, acompanhamento e todo o aparato desejado pelo cliente. Em outras palavras e de uma forma mais detalhada, realiza:

1) a preparação de despacho aduaneiro;
2) subscrição das declarações que embasam o despacho aduaneiro;
3) assistência à verificação de mercadorias;
4) acompanhamento de papéis e documentos nas repartições aduaneiras;
5) assistência à retirada de amostras para exames técnicos ou perícias;
6) assistência à vistoria aduaneira;
7) recebimento de notificação ou de intimação;
8) recebimento de bens;
9) acompanhamento da movimentação de bens e veículos nos recintos e áreas alfandegárias.

Além disso, tal como exige o mercado, coloca em prática outros atendimentos como assessorias, consultorias, agenciamentos, e o estabelecimento de estratégias logísticas ligadas à otimização do transporte e do embarque ou desembarque das encomendas.